terça-feira, 11 de agosto de 2015

Os Rios voadores da Floresta Amazônica e a influência para outras regiões do país.

Você tem noção do volume de água que passa por cima de nossas cabeças?

Você sabia que a quantidade de água presente na atmosfera da floresta Amazônica é de igual grandeza ou maior que a vazão do Rio Amazonas - aproximadamente 200 mil m³ por segundo?

Já pensou que uma árvore de 10 metros de altura pode liberar aproximadamente 300 litros de água por dia em forma de vapor? Imagina essas informações somada à bilhões de árvores em todo território Amazônico...

É novidade para você que 1 km² de floresta evapora mais água que 1 km² no oceano?

É muito importante termos em mente que toda essa quantidade de água pode ser comprometida a medida que é devastada a floresta.

Toda essa água em forma de vapor recebe o nome popular de rios voadores.

Os rios voadores são formados de corrente de ar que vem do Oceano Atlântico, passa pela região Amazônica, e nesse momento recebe o vapor d'água produzido pela evapotranspiração das árvores. Essa corrente de ar úmida é parada pela barreira natural da Cordilheira dos Andes e segue para a região sul brasileira, possibilitando benefícios para economia de todo o país.

Disponibilizo abaixo um vídeo interessante que aborda o assunto.



Um abraço galera,

domingo, 9 de agosto de 2015

Placas tectônicas, terremotos, vulcões e tsunamis... Entenda o que acontece no interior do nosso planeta.

Alun@s, estou disponibilizando os vídeos que assistimos dia 07/08 em sala de aula explicando sobre a teoria das placas tectônicas. Certamente poderá ajudar bastante a compreender os fenômenos como terremotos, formação de relevo, abertura de fendas, tsunamis, vulcões e etc. Tratam-se de vídeos que passaram no programa fantástico, a gravação e edição foram realizado pela BBC de Londres. 

Para quem ainda não assistiu, aproveite, pegue pipoca e assista!

Abraços, Professor Amaro Neto